sábado, 4 de junho de 2011

Parabéns Meio Ambiente



Esse ano é o Ano Internacional das Florestas das Nações Unidas e amanhã dia 5 Junho é o dia mundial do Meio Ambiente, um dia importante para todo o mundo. O dia de amanhã deve ser mais um dia para a conscientização e não apenas um dia de eventos onde todos participam 'apenas' neste único dia. E no dia a dia? O dia de preservar e cuidar da natureza é todo dia e não apenas no dia de sua comemoração,devemos ser responsáveis por esse Meio que é essencial para nossas vidas. Temos que preservá-lo dia a dia e sempre, sem parar. Temos que cuidar desse bem precioso e frágil que nos sustenta hoje e sustentará as gerações futuras,então pense bem antes de maltratá-lo,você é responsável pelo Meio em que vive,cuide, preserve,ame...você precisa dele e ele precisa de você.
Ajude-o!Pense Verde!!!

Um ótimo fim de semana Verde pra você!

Beijos!!!

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Oração à Mãe Terra

por Leonardo Boff

Nota: No dia 22 de abril de 2010, numa sessão solene, a ONU votou o projeto de mudar o Dia da Terra que seria hoje para o dia da Mãe Terra. Coube a mim e a ao Presidente Evo Morales fazer a sustentação política (Evo) e a científica, ética e espiritual (eu). A mudança foi aprovada por unanimidade, por 192 votos. Essa mudança é carregada de boas consequências. Terra a gente pode comprar,vender e usar. Mãe a gente não compra nem vende nem usa, mas ama, cuida e venera. Assim devemos fazer com a nossa Grande Mãe, Pacha Mama, a Terra. Neste contexto fiz a seguinte oração: lb

“Terra minha querida, Grande Mãe e Casa Comum! Vieste nascendo, lentamente, há milhões e milhões de anos, grávida de energiais criadoras.

Teu corpo, feito de pó cósmico, era uma semente no ventre das grandes estrelas vermelhas que depois explodiram, te lançando pelo espaço ilimitado. Vieste te aninhar como embrião, no seio de uma estrela ancestral, o Sol primevo, no interior da Via-Láctea, transformada depois em Super Nova. Ela também sucumbiu de tanto esplendor e explodiu. E vieste então parar no seio acolhedor de uma Nebulosa, onde já, menina crescida, perambulavas em busca de um lar. E a Nebulosa se adensou virando um Sol esplêndido de luz e de calor: o nosso Sol.

Ele se enamorou de ti, te atraiu e te quis em sua casa, como um planeta seu, Terra junto com Marte, Mercúrio, Venus e outros companheiros teus. E celebrou o esponsal contigo. De teu matrimônio com o Sol, nasceram filhos e filhas, frutos de tua ilimitada fecundidade, desde os mais pequenininhos, bactérias, virus e fungos até os maiores e mais complexos como as plantas, os peixes e os animais. E como expressão nobre da história da vida, nos geraste a nós, homens e mulheres.

Como seres humanos, somos Terra, a parte tua que sente, pensa, ama, cuida e venera. E continuas crescendo, embora adulta, para dentro do universo rumo ao Seio do Deus-Pai-e-Mãe de infinita ternura. Desse inefável Útero viemos e para ele retornamos para recebermos suma plenitude que somente Tu, Pai-Mãe, nos podes conceder. Queremos mergulhar em Ti e ser um contigo para sempre junto com a Mãe Terra.

E agora, Terra querida, nesta Semana Santa, sinto-me um sacerdote universal. Ouso realizar o gesto de Jesus na força de seu Espírito. Como ele, cheio de unção, te tomo em minhas mãos impuras, para pronunciar sobre ti a Palavra sagrada que o universo guardava dentro de si e que tu ansiavas por ouvir:

“Hoc est corpus meum: Isto é o meu corpo. Hoc est sanguis meus: Isto é o meu sangue”

E então senti: o que era Terra se transformou em Paraiso e o que era vida humana se transfigrou em Vida divina. O que era pão se fez Corpo de Deus e o que era vinho se fez Sangue sagrado.

Finalmente, Mãe Tierra, com teus filhos e filhas, chegaste em Deus. Enfim em casa.

“Fazei isso em minha memória“.

Por isso, de tempos em tempos, cumpro o mandato do Senhor. Pronuncio a palavra essencial sobre ti, Terra querida, e sobre todo o universo.

E junto com ele e contigo nos sentimos o Corpo de Deus, no pleno esplendor de sua glória”.

terça-feira, 22 de março de 2011

Dia Mundial da Água


Hoje é o Dia Mundial da Água e aí vem todas aquelas campanhas,propagandas e matérias sobre esse bem tão precioso. Um bem devemos cuidar todos os dias de nossa vida, porque se ele acabar, vais nos fazer falta, muita falta.Mas as pessoas continuam não tendo consciência disso e continuam a gastar a água como se gasta dinheiro.Em alguns lugares ela é abundante,em outros é numa escassez que as pessoas até brigam para tê-la e já em outros ela nem existe direito.A água potável é um desafio diário em muitos países,apesar das inúmeras fontes naturais que existem no mundo como rios,lagos,aquíferos,geleiras,chuvas e neve.Mas até essa água virar potável hein,envolve tanta coisa,meio ambiente,dinheiro e por aí vai...Alguns países árabes já usam quase 100% da sua água doce.Já no Brasil,segundo a ANA - Agência Nacional de Águas,55% dos municípios brasileiros podem ter desabastecimento nos próximos quatro anos.Então gente,vamos cuidar desse bem tão precioso que é a água,ela nos faz falta sim e muito,quando falta água sabemos o quanto faz falta não é mesmo?Então não custa nada olharmos e cuidarmos dela com carinho,cuide como se fosse ouro,porque um dia ela terá o mesmo valor.A próxima guerra será dela...Pense nisso.Pense Verde!

domingo, 30 de janeiro de 2011

Operação Verão Cidade limpeza,verão beleza!









Ah gostei de ver hoje a operação verão da prefeitura Cidade limpeza,verão beleza!na orla de Jampa,entregando sacolinhas para os banhistas colocarem seu lixo. Isso é muito importante e serve para os preguiçosos que não querem levar seu lixo até o lixeiro que tem na praia não é?!Espero que as pessoas realmente usem as sacolinhas e se conscientizem da responsabilidade de cuidar do lixo,principalmente do 'seu lixo' e vejam que praia não combina com lixo né?!Se você quer uma praia limpa,livre de sujeira,faça sua parte e coloque o lixo no seu devido lugar,seja nas sacolinhas doadas pela prefeitura,nos lixeiros que têm na praia e ou então leve sua sacolinha dentro da bolsa ou do bolso.Enfim,há várias maneiras de se contribuir para evitar uma praia suja e imprópria.Então vamos lá,faça sua parte,Pense Verde!

Boa Semana!!!
Beijinhos!!!

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Lixo + Chuva = CAOS





Você sabia que os alagamentos, galerias entupidas são causadas pelo lixo que é jogado nas ruas? Pois é meu bem, o lixo que VOCÊ joga nas ruas vai todo pra dentro dos bueiros quando chove. Não é apenas o lixo o grande causador vai tá bom,mas é um dos males. Todo dia a gente vê e ouve frase do tipo: NÃO JOGUE LIXO NO CHÃO;LUGAR DE LIXO É NO LIXO;BLÁ BLÁ BLÁ BLÁ...e todo mundo acha um saco, não aguenta mais ouvir isso,até nos panfletos que recebemos na rua vem dizendo: NÃO JOGUE ESTE PANFLETO EM VIAS PÚBLICAS. Mas até parece que adianta alguma coisa não é mesmo,até porque a letra é tão pequena que é preciso uma lupa pra poder enxergar. E todo mundo reclama que a rua tal tá alagada,que num sei onde num dá nem pra passar de carrro e por aí vai, e então tome a culpa na prefeitura,no estado,nos políticos,enfim,em quem puderem culpar,a culpa é deles,também,mas quem joga lixo nas ruas?quem tem preguiça de dar dois passos e jogar o lixo dentro do lixo que é o lugar dele?Bem,enquanto existir pessoas mal educadas que continuam a jogar lixo nas ruas e dizem: Ah,eu gerando emprego(que desculpa mais indecente),então,enquanto existir esse tipo de gente vai existir galerias entupidas,ruas alagadas e por aí vai,sem contar com os outros problemas que o lixo traz não é mesmo?!Mas não vou citar agora porque se não o texto fica muito grande,fica pra um outra postagem ok? Então gente,pensem bem antes jogar lixo nas ruas,porque o mal vai atingir você!

Uma ótima semana!!!

Kalline Andrade.